26 / 03 / 2012 - 5:52 pm

Jatob√°

jatoba

Nome Científico: Hymenaea courbaril L.

Fam√≠lia: Leguminosae ‚Äď Caesalpinioideae.

Nomes vulgares: Jatob√°, juta√≠, juta√≠-a√ßu, juta√≠-bravo, juta√≠-grande, jata√≠, jata√≠-a√ßu, jata√≠-grande, jata√≠-peba, jata√≠-uba, jata√≠-uva, jata√≠ba, jata√ļba, jatioba, jati√ļba, jupati, copal, dentre outros.

Características: Jatobá é uma espécie semi-heliófila, podendo ser plantada desde a condição de bordas e clareiras até fechamento de dossel. Essa espécie não tolera baixas temperaturas.

A esp√©cie possui ramifica√ß√£o simpodial inerente , irregular e vari√°vel, com tronco curto, ramifica√ß√£o pesada e v√°rias bifurca√ß√Ķes. Apresenta desrama natural deficiente, necessitando de podas peri√≥dicas: de condu√ß√£o e de galhos, para apresentar fuste definido.

Pode ser plantada em plantio puro, a pleno sol, sob espa√ßamento denso. Contudo, o comportamento silvicultural desta esp√©cie √© melhor em plantio misto do que sob plantio puro. √Č indicado investir em plantio misto, a pleno sol, associado com esp√©cies de comportamento pioneiro.

Em plantios consorciado com Pinus sp, o crescimento de jatobá costuma ser prejudicado pelo crescimento mais rápido do pinus e pelo fato de o povoamento não haver sofrido nenhum tipo de manejo; em vegetação matricial arbórea, em faixas abertas em florestas secundárias.

Cresce menos quando plantado à sombra ou sombra parcial do que plantado a pleno sol. Esta espécie brota da touça, após corte.

A Madeira: A madeira de jatobá é densa (0,90 a 1,10 g.cm³), a 15% de umidade. Possui alburno espesso, branco ligeiramente amarelado. Cerne variável quanto à cor, do castanho-claro-rosado ao castanho-avermelhado, com tonalidades mais ou menos intensas. A superfície é pouco lustrosa e ligeiramente áspera; textura média e uniforme; grã de regular a irregular , normalmente reversa. Cheiro imperceptível.

Quanto a durabilidade natural, possui resist√™ncia m√©dia a alta ao ataque de organismos xil√≥fagos. Estacas de cerne dessa esp√©cie mostraram alta resist√™ncia a fungos e a cupins. Contudo, a vida m√©dia da madeira, em contato com o solo √© inferior a nove anos. √Č uma madeira pouco perme√°vel √†s solu√ß√Ķes preservantes, quando submetida a impregna√ß√£o sob press√£o.

A secagem √© feita ao ar com poucas deforma√ß√Ķes. Observa-se a presen√ßa de rachaduras e empenamentos quando a secagem √© muito r√°pida.

Possui trabalhabilidade de difícil a moderadamente fácil. Pode ser desenrolada , aplainada, colada, parafusada e pregada, sem muitos problemas. Apresenta resistência para tornear e faquear. O acabamento é agradável. Aceita pintura, verniz, lustro e emassamento.

A madeira de jatob√° pode ser usada na constru√ß√£o civil e em carpintaria , em geral, em acabamentos internos, como vigas, caibros, ripas, batentes de portas, tacos para assoalho, artigos de esporte, cabos de ferramentas e de implementos agr√≠colas. Tamb√©m para constru√ß√Ķes externas como obras hidr√°ulicas, postes dormentes, cruzetas e esquadrias. √ą √Ļtil, ainda para folhas faqueadas decorativas, m√≥veis, pe√ßas torneadas, carro√ßarias, vag√Ķes, engenhos e ton√©is.

Para energia n√£o produz lenha de boa qualidade. √Č adequada para a fabrica√ß√£o de papel e celulose. Esta esp√©cie √© recomendada para reflorestamentos heterog√™neos e restaura√ß√£o de mata ciliar, em solos bem drenados ou com inunda√ß√Ķes peri√≥dicas de r√°pida dura√ß√£o e com encharcamento leve.

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Senha:

* Digite a senha acima: